Criar conteúdo é o que move o Inbound marketing, que nada mais é do que uma estratégia de marketing que visa atrair consumidores – por isso, também é chamado de marketing de atração. Suas estratégias incluem informar e entreter um consumidor em potencial por meio de um conteúdo de qualidade.

Dessa forma, atuamos na criação e gestão de conteúdo direto, claro, conciso e de acordo com as necessidades do seu negócio. Tudo isso alinhado ao comportamento de seu público-alvo. Juntos, vamos construindo relacionamentos, experiências e uma imagem para a sua empresa.

A criação de conteúdo necessita de uma equipe qualificada e especializada. Por isso, existem algumas etapas para que o conteúdo ideal chegue às suas mãos. Confira:

Criação de persona

Antes de criar qualquer conteúdo, é necessário definir a buyer persona que se deseja atingir, isto é, o “cliente ideal” de seu negócio. Como definimos essa persona? Por pesquisas de mercado e de dados de atuais clientes. É preciso descobrir os seus interesses, objetivos e como o seu negócio pode ser útil para ela.

Essa “simulação” de consumidor ajuda a compreender melhor as necessidades do público-alvo. Dessa forma, a criação de conteúdo e as suas estratégias serão baseadas no perfil dessa pessoa.

Planejamento de pautas

Com a buyer persona definida, vamos para o planejamento de pautas. A nossa equipe conta com pessoas especializadas para essa etapa. Elas buscam palavras-chaves ideais e criam títulos e briefings direcionados para posicionar o seu negócio no mercado.

Dessa forma, além de oferecer conteúdo de qualidade, o seu negócio também estará bem posicionado nos resultados de buscas graças a uma ferramenta do marketing digital que utilizamos: o SEO marketing, que foca nas buscas orgânicas.

Produção de conteúdo

Chegou a hora de criar o conteúdo. A partir de todas as informações coletadas, é possível produzir um conteúdo direcionado e de qualidade. Tudo isso somado à paixão que a nossa equipe de redação tem por conhecimento e pesquisa – sem falar que ela é bastante qualificada quando o assunto é escrever.

Revisão

Antes de o conteúdo criado sair para a entrega, ele precisa passar por revisões. Logo, a nossa equipe de revisores realiza uma verificação textual, a qual inclui gramática, atendimento ao tema proposto, objetivo e muito mais. Aqui, tudo é verificado e ajustado.

Análise

Nós trabalhamos com bastante precaução e cuidado. Por isso, além da revisão textual, ainda há uma análise específica de cada conteúdo. Dessa forma, uma equipe de análise verifica os últimos detalhes antes da entrega. Isso é a análise final. Logo, existe a garantia de uma entrega de um conteúdo original e qualificado.

Gestão de publicações dos conteúdos

Por fim, mas não menos importante, está a gestão das publicações desses conteúdos criados. Nessa etapa, é definida a programação das publicações e qual será a sua frequência, ou seja, a periodicidade ideal.

Além disso, é necessário publicar cada conteúdo de acordo com as etapas de funil para que nenhuma buyer persona fique sem ser atingida. A gestão também é necessária para que os canais de publicações fiquem sempre atualizados.

Canais de publicações dos conteúdos

Existem alguns canais indispensáveis para colocar em prática as estratégias de marketing de conteúdo no mundo digital. A escolha de cada canal depende da localização do público-alvo da empresa. Por isso, o seu negócio precisa ir onde o seu cliente está. Alguns canais são:

  • Blog: esse é fundamental quando o assunto é marketing de conteúdo, pois possibilita um diálogo informal entre a empresa e o consumidor. Empresas que possuem blogs apresentam melhores resultados no Google;
  • E-books: materiais para downloads são uma excelente maneira para oferecer conteúdo e ainda obter o e-mail do consumidor. Além de informá-lo, ele também pode tirar as suas dúvidas de uma maneira mais direta;
  • Mídias sociais: são canais diretos, em que o contato com o consumidor é mais humanizado. Além disso, eles podem direcionar o público para sites e blogs, nos quais há mais conteúdos;
  • E-mail marketing: esse é outro canal direto no qual o consumidor poderá ser informado de acordo com as suas necessidades, ou seja, a empresa pode enviar conteúdos em primeira mão como, por exemplo, novidades. Além disso, ela cria uma conexão com o consumidor.

E aí? Vamos conversar sobre o conteúdo que você deseja oferecer para destacar o seu negócio no mercado?