Antes de tudo, precisamos construir e definir uma buyer persona para o seu negócio, ou seja, criar um perfil ficcional que represente o cliente ideal de sua empresa. A partir dessa pessoa ideal, é possível compreender seus desejos, objetivos e necessidades e direcioná-los ao seu negócio. Construir uma persona é fundamental para criar estratégias de comunicação.

Para deixar essa persona ainda mais avançada, real e ainda ajudar a compreender o seu perfil, você pode criar um nome para ela. Além disso, adicionar uma história, emprego e imagens também ajudam a torná-la mais “fechada” para deixar o trabalho mais interessante e direcionado.

Criação e gestão de conteúdo

Um conteúdo atrativo é crucial no mundo do marketing digital. Para alcançar esse conteúdo de qualidade e despertar o interesse dos consumidores, é necessário seguir algumas etapas:

  • A primeira já foi: criar a buyer persona.
  • Agora, é hora de planejar a pauta a partir da quantidade de palavras, definição de palavras-chaves, objetivo do tema proposto, criação de briefing e técnicas do SEO marketing.
  • Em seguida, a equipe de redatores qualificados irá criar o conteúdo direcionado a partir de todas as informações coletadas nas pesquisas.
  • Depois, o conteúdo criado será revisado por uma equipe de revisores especializados.
  • Como precaução nunca é demais, esse conteúdo ainda é passado por uma análise final, quando será detalhadamente verificado antes de ser entregue.
  • Por fim, as publicações com os conteúdos serão programadas a partir de uma periodicidade ideal.
  • Além disso, também são levadas em conta as etapas do funil de vendas. E claro, serão definidos os canais onde os textos serão publicados como, por exemplo, em blogs.

Criação do plano operacional

Pronto, o conteúdo está criado. Mas, como já apresentamos, as estratégias de marketing não param por aí. Agora está na hora de conectar o conteúdo com o público-alvo da melhor forma possível. Por isso, é necessário criar um plano operacional, cujo objetivo é definir as tarefas que serão colocadas em prática e, a partir delas, gerar resultados para a empresa. O plano operacional é pautado na metodologia de Inbound marketing.

O Inbound marketing é um conjunto de estratégias que visa atrair o consumidor. O marketing de conteúdo, dentro do marketing digital, é uma das principais estratégias dessa ferramenta. Nesse caso, é o cliente que chega até o site da empresa – não necessariamente para comprar, mas sim para buscar informações e respostas ou simplesmente por curiosidade. Dessa forma, ele pode acabar descobrindo uma solução.

Existem cinco etapas, ou seja, um funil de vendas, que fazem parte do Inbound marketing. Logo, ele é uma metodologia bastante sistemática e previsível quando o assunto é atrair clientes. Confira:

Atrair:

Nessa etapa, o objetivo é trazer visitantes para o site ou blog. Como? Com um conteúdo de qualidade, o qual será encontrado pelo visitante nas buscas do Google. Outra forma é por meio de postagens em mídias sociais, as quais redirecionam os visitantes para o site;

Converter:

Quando o visitante já está no site, são coletados os seus dados. Dessa forma, é possível dar início a um relacionamento com ele. Portanto, esse visitante se transforma em um lead, ou seja, em um potencial consumidor. Essa conversão pode ser feita com ofertas gratuitas, promoções e envios de newsletters. Tudo isso pode ser oferecido por e-mail marketing, uma das formas mais pessoais para se comunicar com os consumidores e trocar mensagens diretas;

Relacionar:

Nessa etapa, é feita a condução dos leads para o ato da compra, ou seja, é preciso nutri-los bastante. Isso pode ser feito pelas mídias sociais, por e-mail marketing mais direcionado e pelos materiais ricos – estes últimos apresentam um conteúdo mais denso e aprofundado (são e-books, infográficos e podcasts, por exemplo), sendo ótimas “iscas” para gerar e se relacionar com leads;

Vender:

Depois de um relacionamento pautado em conteúdo, dúvidas sanadas e novidades enviadas, a empresa e o lead já estão mais próximos, tornando o ato da compra mais fácil;

Analisar:

Para que essas etapas continuem funcionando da melhor forma, elas devem ser analisadas e verificadas para possíveis ajustes.

Saiba que também é possível utilizar a assessoria de imprensa na metodologia de Inbound marketing. Como? Veiculando o seu conteúdo em canais externos para captar e nutrir ainda mais leads.

Se você ainda tem alguma ideia, não deixe de entrar em contato com a nossa Consultoria Avançada.