Se você acha que vender produtos ou serviços pela internet é muito fácil e que vai arrebentar empreendendo no mundo digital, aconselhamos a ler este artigo primeiro.

Você já se perguntou o que é um lead e por que todo mundo se preocupa tanto com isso?

O lead é um cliente em potencial. Ele demonstra interesse por sua empresa, marca, produtos ou serviços.

A ideia de todo empreendedor é fazer com que os leads se tornem compradores. Mas como fazer essa captação de leads corretamente e alcançar o sucesso?

1 ) Entenda como captação de leads funciona!

Imagine que você está sentado no seu sofá assistindo TV e está passando o programa que você mais gosta, mas chega a hora do comercial. Provavelmente, seu sentimento foi de decepção ao pensar nisso.

Sabe por quê? Porque você não procurou por isso e não precisa de todos aqueles anúncios. O que importa não é saber mais sobre uma marca, mas satisfazer o seu desejo de assistir àquele programa favorito.

Você já pensou que os seus leads sentem o mesmo?

A captação de leads funciona diferente de um comercial, em que você fala da sua marca. Ao ter um negócio digital, você precisa se importar mais com o que o seu futuro cliente pensa.

Você precisa focar mais nas necessidades dos leads e deixar um pouco de lado os seus orgulhos empresariais.

2 ) Saiba quem é o seu público e em que fase estão

A principal técnica que estamos te ensinando é o de não correr atrás dos seus clientes falando de você, mas ter o poder de fazer com que eles se interessem pelo que sua marca tem a dizer.

Chamamos esse processo de Inbound Marketing (marketing permissivo), que funciona em fases diferentes. É bom saber em quais delas o seu público está para fazer uma captação de leads de sucesso. Confira:

Atração

Geralmente, pessoas nessa fase são visitantes, que estão procurando alguma informação em específico.

Conversão

É quando esses visitantes se tornam os leads, ou seja, clientes realmente em potencial.

Fechamento

Este é o momento que você transforma esses potenciais clientes em vendas reais.

Encantamento

Melhor do que vender, é fazer com que o cliente esteja tão encantado com o que você ofereceu, que ele mesmo promova o seu negócio para você.

3 ) Passe de atração para conversão

Agora imagine que você precisa de livros bons. Mas existe um problema: como saber se o livro realmente é bom e que não vai gastar dinheiro à toa?

Se a sua mente foi rápida o bastante, a logo do Google já apareceu na sua cabeça. E normalmente, é isso que você faz: pesquisa na internet as possibilidades, vê algumas resenhas e textos sobre livros interessantes de tal assunto.

Lendo um artigo, você, que era um visitante só procurando a solução de um problema, gostou do que tinha no conteúdo e resolveu que iria comprar os livros recomendados.

É nessa hora que vem a surpresa: o mesmo site que resolveu o seu problema vende os livros a um preço justo. Normalmente, sua atitude vai ser a de comprar com ele.

Ou seja: o conteúdo resolveu primeiro o seu problema e, em troca, você virou de um mero visitante a um comprador.

Se quer começar a fazer captação de leads, entenda: não se trata de você, mas do seu cliente.

E agora, o que vai fazer?

Você pode continuar tentando atrair clientes pelo jeito tradicional ou mudar de estratégia.

Se escolheu a segunda opção, a captação de leads está a um passo. 

Gostou deste conteúdo?! Então fique esperto e assine nossa newsletter e saiba quando conteúdos fresquinho sair no blog.