Se você acha que vender produtos ou serviços pela internet é muito fácil e que vai arrebentar empreendendo no mundo digital, aconselhamos a ler este artigo primeiro.
Você já se perguntou o que é um lead e por que todo mundo se preocupa tanto com isso?
O lead é um cliente em potencial. Ele demonstra interesse por sua empresa, marca, produtos ou serviços.
A ideia de todo empreendedor é fazer com que os leads se tornem compradores. Mas como fazer essa captação de leads corretamente e alcançar o sucesso?
1 ) Entenda como captação de leads funciona!
Imagine que você está sentado no seu sofá assistindo TV e está passando o programa que você mais gosta, mas chega a hora do comercial. Provavelmente, seu sentimento foi de decepção ao pensar nisso.
Sabe por quê? Porque você não procurou por isso e não precisa de todos aqueles anúncios. O que importa não é saber mais sobre uma marca, mas satisfazer o seu desejo de assistir àquele programa favorito.
Você já pensou que os seus leads sentem o mesmo?
A captação de leads funciona diferente de um comercial, em que você fala da sua marca. Ao ter um negócio digital, você precisa se importar mais com o que o seu futuro cliente pensa.
Você precisa focar mais nas necessidades dos leads e deixar um pouco de lado os seus orgulhos empresariais.
2 ) Saiba quem é o seu público e em que fase estão
A principal técnica que estamos te ensinando é o de não correr atrás dos seus clientes falando de você, mas ter o poder de fazer com que eles se interessem pelo que sua marca tem a dizer.
Chamamos esse processo de Inbound Marketing (marketing permissivo), que funciona em fases diferentes. É bom saber em quais delas o seu público está para fazer uma captação de leads de sucesso. Confira:
Atração
Geralmente, pessoas nessa fase são visitantes, que estão procurando alguma informação em específico.
Conversão
É quando esses visitantes se tornam os leads, ou seja, clientes realmente em potencial.
Fechamento
Este é o momento que você transforma esses potenciais clientes em vendas reais.
Encantamento
Melhor do que vender, é fazer com que o cliente esteja tão encantado com o que você ofereceu, que ele mesmo promova o seu negócio para você.
3 ) Passe de atração para conversão
Agora imagine que você precisa de livros bons. Mas existe um problema: como saber se o livro realmente é bom e que não vai gastar dinheiro à toa?
Se a sua mente foi rápida o bastante, a logo do Google já apareceu na sua cabeça. E normalmente, é isso que você faz: pesquisa na internet as possibilidades, vê algumas resenhas e textos sobre livros interessantes de tal assunto.
Lendo um artigo, você, que era um visitante só procurando a solução de um problema, gostou do que tinha no conteúdo e resolveu que iria comprar os livros recomendados.
É nessa hora que vem a surpresa: o mesmo site que resolveu o seu problema vende os livros a um preço justo. Normalmente, sua atitude vai ser a de comprar com ele.
Ou seja: o conteúdo resolveu primeiro o seu problema e, em troca, você virou de um mero visitante a um comprador.
Se quer começar a fazer captação de leads, entenda: não se trata de você, mas do seu cliente.
E agora, o que vai fazer?
Você pode continuar tentando atrair clientes pelo jeito tradicional ou mudar de estratégia.
Se escolheu a segunda opção, a captação de leads está a um passo.
Gostou deste conteúdo?! Então fique esperto e assine nossa newsletter e saiba quando conteúdos fresquinho sair no blog.